sexta-feira, 8 de julho de 2011

OXI

Estamos ouvindo e vendo em todos os meios de comunicação notícias e relatos sobre uma nova droga que está se espalhando rapidamente por todo o território nacional, o OXI. Pode e foi confundida por muito tempo com o crack, pois tem seu aspecto muito similar ao mesmo.

Tanto o crack como o oxi são fabricados dos restos do refino da cocaína. Sua diferença está na composição química, tendo o crack como componentes o bicarbonato de sódio e o amoníaco, enquanto o oxi leva querosene e cal em sua formula, o que barateia em muito seu preparo e consequentemente a venda.

Uma pedra de crack hoje no Brasil em média está sendo vendida a R$ 8,00, sendo que uma pedra que oxi pode ser encontrada a R$ 2,00, menos que um refrigerante. Também uma diferença é encontrada na hora em que são queimadas ou fumadas, pois o crack libera uma fumaça clara e cinza e o oxi uma fumaça escura.

Como é queimado em cachimbos e sua fumaça inalada, vai para os pulmões e suas substancias direcionadas a corrente sanguínea. Em 8 segundos o oxi está no cérebro da pessoa. E seu efeito dura em torno de 15 minutos.

Os efeitos da droga no corpo são devastadores, podendo variar de uma simples falta de memória a um derrame. Entre outras provoca: falta de concentração, dificuldade de raciocínio, esquizofrenia, psicose e demência. Mata os neurônios e leva ao vício. Os resíduos danificam o estomago e o esôfago, causando diarreia e vômitos. O cal sendo altamente corrosivo danifica a vias aéreas.

Teve sua entrada no Brasil através dos estados do norte, principalmente oriunda da Bolívia e Colômbia. O primeiro estado com relatos sobre a droga é o Acre no ano de 1980. Hoje já é encontrada na maioria dos estados brasileiros.

Entre outros aspectos a serem destacados sobre o oxi, está o fato de esta droga estar sendo considerada mais prejudicial que o crack, levando a pessoa a óbito em cerca de um ano. Tem um valor de compra muito acessível e um poder de viciar o usuário muito grande.

A baixo temos um vídeo bem didático que relata um pouco mais sobre o oxi, sua composição, a entrada no Brasil e seus malefícios.




Bom se depois de todo o exposto a cima, você caro amigo leitor tem alguma dúvida de que esta porcaria chamada oxi, vá fazer algum mal, tornando você ou seu filho um viciado, e te matando em pouco tempo, boa sorte, vai fundo querido. Só não quero escutar sua mãe me ligando, chorando, dizendo que não sabe mais o que fazer com o seu filho, e, principalmente, não quero nunca ter que ir te buscar em alguma esquina dopado.

Não se trata de um desabafo, mas estou cansado de todos os dias estar vendo pessoas neste estado. Além de achar muito triste, nunca quero ver um amigo neste estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário